segunda-feira, 25 de julho de 2011
Motor flex: qual o melhor combustível?
Quando surgiram os primeiros motores flex (bicombustível) no Brasil, muitos foram os rumores de que se trataria de mais um modismo automobilístico e de que não emplacariam. Pois foi um grande engano da parte de quem acreditou nesses mitos, e o que se comprova hoje é que os motores flex não só emplacaram com grande aceitação como representam a maioria dos motores disponíveis no mercado.
Ter a opção de abastecer o carro seja com gasolina ou álcool é um privilégio viável tanto em quisito econômico quanto em matéria de mobilidade. É comum e sempre presente as diferenças de preço entre estes dois combustíveis, e também o comportamento do carro em matéria de autonomia e desempenho quando utizando seja a gasolina ou o alcool, ou ainda ambos de uma vez.
Sabemos que a gasolina é um combustível fóssil e limitado, e que apesar de ser ainda o principal combustível utizado em carros utilitários e um dos grandes responsáveis pela poluição e aquecimento global, está fadado a se extinguir, uma vez que é uma fonte não renovável. Já o álcool, combustível natural derivado da cana de açucar, representa uma excelente escolha na hora de pensar em substituição de combustível, além de ser uma fonte renovável e uma alternativa consciente para a poluição e aquecimento global.
O Brasil é um grande produtor de cana de açucar, e, consequentemente, de álcool. Isto faz representar uma grande diferença em relação aos preços do combustível. Enquanto a exploração do petróleo requer grandes investimentos e custos elevados durante o processo de beneficiamento, além de estar submetido àos critérios de mercado das indústrias nacionais e multinacionais, o álcool apresenta custos bem menores e processamento mais simples, o que acaba por repercutir nos preços.
No que tange a queima desses combustíveis nos automóveis, sabemos que o álcool queima mais rápido e por isso é menos econômico que a gasolina, embora possibilite ao carro um desempenho superior. A dúvida é: que combustível é melhor utilizar? Resposta: o que troxer uma maior economia e menos desgaste, tanto para o veículo como para o meio ambiente.
Uma forma de estabelecer qual combustivel trará mais economia é dividir o preço do álcool pelo da gasolina e multiplicar por 100. Se o resultado for maior do que 70, é preferível abastecer com gasolina, se for menor prefira o álcool.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário