terça-feira, 10 de maio de 2011

Audi A1 lançamento


O próximo grande Audi. É com este lema que a Audi promove o lançamento do A1 no mercado brasileiro. Embora seja pequeno no tamanho (o carro tem 3,95 metros), o compacto é um legítimo Audi, tanto na aparência quanto na generosa oferta de equipamentos.

O design do A1 está em sintonia com as últimas tendências de estilo da marca. Notam-se elementos presentes em outros carros da Audi, como os faróis com LEDs e a grade hexagonal que domina a frente. Atrás, as lanternas com elementos retangulares lembram as do utilitário esportivo Q5. Um diferencial do A1 é o arco que liga as colunas “A” e “B”, que pode ser pintado de várias cores.

Por dentro, o design minimalista alemão ganha um toque de esportividade com as saídas de ar redondas. O acabamento não tem o mesmo requinte dos Audi mais caros, mas está longe de ser decepcionante. Os materiais usados no revestimento de bancos e portas e até a qualidade do plástico do painel mostram o que é um compacto premium de verdade.

A lista de itens de série também faz jus à imagem da Audi. Por 89.900 reais, o carro tem ar-condicionado digital, direção eletrohidráulica, trio elétrico, faróis com iluminação bi-xenon, volante esportivo multifuncional com borboletas para trocas de marcha, airbags frontal, lateral e de cabeça, Bluetooth, computador de bordo, rodas de 16 polegadas, sensores de chuva e de luminosidade, controle de estabilidade (ESP), freios com sistema anti-travamento (ABS), faróis de neblina e tela multifuncional de 6,5 polegadas.

Entre os opcionais, a marca oferece sistema de navegação por satélite (GPS), teto solar panorâmico, partida sem chave, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático e sistema de som com 14 alto-falantes. A Audi também oferece uma série de acessórios para personalização, que vão desde aros coloridos nas saídas de ar até adesivos para decorar a carroceria.

O motor que equipa o pequeno A1 é o 1.4 TFSI, que foi premiado com o título de Melhor Motor do Ano. Equipado com turbocompressor e injeção direta de combustível, ele desenvolve 122 cv. Segundo a Audi, o propulsor faz o carro acelerar de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e a velocidade máxima é de 203 km/h.

Ao volante, o A1 se comporta de forma segura, mesmo em situações extremas. A carroceria rola pouco nas curvas e o motor entrega respostas rápidas, em parte graças à transmissão S-Tronic de sete velocidades e dupla embreagem, que torna as trocas de marcha mais rápidas e precisas.

A expectativa da Audi é bastante otimista. Segundo o presidente da empresa, Paulo Kakinoff, o A1 deve responder por 40% do total das vendas previstas para 2011, cuja projeção é de 6.500 unidades. Por enquanto, o A1 já mostrou que tem tudo para se firmar: no período de pré-venda, realizado entre janeiro e março deste ano, 600 unidades foram vendidas.

0 comentários:

Postar um comentário