quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Novo Chevette



Lançado em 24 de abril de 1973 o pequeno Chevette entrou no mercado para conter o sucesso que o Fusca da Volkswagen fazia na época. Mesmo sem ameaçar as vendas da Volks o modelo conquistou uma quantidade de fãs que acabou se tornando um dos modelos mais vendidos na história da indústria automotiva nacional. Além da robustez, o modelo ficou conhecido pela sua economia de combustível durante os 20 anos de sua produção. Hoje em dia quem ocupa o lugar do modelo é o Corsa Sedan. Mas se a GM decidisse voltar com uma versão moderna do Chevette como será que o modelo ficaria? Será que os fãs do Chevette gostariam? Confira a seguir o que mostram as projeções do designer Eduardo Oliveira.
O designer Eduardo Oliveira diz que levou em consideração a geração feita entre 1978 e 1982, com frente “bicuda”, os faróis com refletores circulares montados em uma moldura trapezoidal, e falsa entrada de ar na coluna traseira. O designer também fez a versão esportiva S/R, como o mesmo padrão de cores utilizado no Corvette, conhecida como Marko Shark.
O projeto recebeu as cores cinza, preto e branco, com um discreto defletor de ar na traseira, o Chevette esportivo é um clássico brasileiro. O modelo vinha equipado com motor 1.6 litros capaz de gerar até 80 cavalos de potência, com velocidade máxima de 148 km/h, uma marca bastante respeitável entre os hatches pequenos dos anos 80.
Chevette 80



As primeiras unidades do Chevette vinham com o motor 1.4, com comando de válvulas no cabeçote, isso era uma marca de garantia de bom desempenho com um baixo consumo de combustível. Com ele, o modelo oferecia até 60 cavalos de potência a 5.400 rpm, com torque de 9,2 kgfm. Outra vantagem era o espaço do cofre que facilitava o acesso a qualquer peça do motor sem que precisasse ser trocada.

Em 1979 a GM começou a oferecer a versão quatro portas, demorou um pouco para chegar, mas nessa época os brasileiros preferiam os modelos duas portas.
O Chevette disponível também na versão Hatch, o modelo foi eleito o carro do ano pela Revista Autoesporte, e em outubro de 1983 o modelo também ganhou uma opção picape com chegada da Chery 500. Já em 1987 a marca atingiu 1 milhão de unidades vendidas em solo nacional. Com incentivo, é claro, aos modelos equipados com motor de 1 litros de cilindrada, a marca ainda lançou a versão Junior em 1992 e nos seus últimos dias no mercado foi vendido com motor 1.6 até novembro de 1993.
Finalmente apresento a releitura do sedan Chevette,que me consumiu 2 meses.Procurei manter todas as linhas básicas do clássico sedan nacional.Para isso be baseei na 1a geração,conhecida como "tubarão".Os farois estão redondos,dentro de máscaras quadradas,como o compacto Sonic.Do lado está a seta,a grade segue o novo padrão mundial da Gm.O que vemos é uma frete muito semelhante a do modelo original,mas com detalhes modernos.
Na traseira existem poucos elementos retrô.A lanterna se assemelha a do irmão maios Sonic,e a paca fica no para-choque.Atampa do porta-malas tem um friso preto.Nos modelos de quatro portas,existe um aplique preto na coluna traseira,masrca do chevette.

O chevette usaria três opções do motor:Na versão LS e LT o motor 1.0 vhce ,com 78cv.A LTZ usaria o mtor 1.4 EconoFlex de 120cv.A esportiva GT-X usaria o motor a gasolina 1.6,vindo do corsa europeu,rendendo 140 cv.Essa versão teria sistema de suspensão rígido.Todas as versões tem tração traseira,da S10.
Família:
Como já foi adiantado,o Novo Chevette terá uma família.Estão previstos uma perua(Marajó),a versão aventureira da mesma(Marajó Sunny),uma picape para ficar abaixo da Montana(Fontes dizem que se chamará Ventana,Chevette Pick-up ou Nebraska,nao está previsto o nome Chevy 500.) e terá um cupê esportivo com motor Ecotec.O hatch,que chegou a ser cogitado não virá,pois não há espaço para ele na linha.A família se completará até Maio.
Mercado:
O chevette tem a dura missão de substituir Prisma e Classic,com volume de 15.000 unidades mensais.Veja os preços:
LS 1.0 2p:R$ 25.990
LS 1.0 4p:R$ 27.990
LT 1.0 2p:R$ 28.490
LT 1.0 4p:R$ 30.490
LTZ 1.4 4p:R$ 34.990
GT-X 1.6 2p:R$ 37.990
GT-X 1.6 4p:R$ 39.990

0 comentários:

Postar um comentário